-
Fotografias:Fernando Gomulya
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de uma casa dupla foi empregado na reforma do edifício, mesmo nas áreas externas. Localizada em uma densa área residencial em Jacarta, a tipologia residencial original foi dividida em diversos lotes enfileirados.
O projeto consiste da reforma de uma residência existente de 6x15 metros de uma família de quatro pessoas. Pela necessidade de mais espaço, o proprietário adquiriu o lote vizinho. O programa combina o uso privado com espaço de trabalho, demandando o planejamento da divisão entre as funções. Outra limitação foi a divisão da obra em etapas, já que a família permaneceu vivendo na casa durante a obra.
Por conta do processo seriado da obra e da dupla função do edifício, adotou-se a estratégia de dividir de fato residência e área de trabalho.
Visualmente, obtêm-se dois volumes com cobertura inclinada invertidos entre si, um em cada lote. A separação entre os programas, no entanto, não se dá horizontalmente, mas verticalmente. Esta lógica reserva o espaço da família e cria uma hierarquia espacial entre fluxos. O térreo abriga o escritório e acima dele está o espaço de estar.
O acesso ao espaço privado se dá por um pátio com cobertura translúcida que permite a passagem de luz e a circulação de ar. Em seguida, uma galeria - que eventualmente poderá ser anexada ao espaço de trabalho se necessário - leva até a circulação vertical em uma escada escultórica.
A sala de estar possui privacidade e funcionalidade, mas ainda mantém as vistas ao exterior e circulação cruzada de ar com o pátio.
Os dormitórios do casal e dos filhos são acessados pela sala, disposta sob a cobertura inclinada. O terceiro pavimento oferece um terraço ajardinado à casa, parte da concepção de ventilação natural reforçada pelos arquitetos.